Sinta-se em casa

 

 

O Vale dos Vinhedos reúne as melhores opções enogastronômicas do Brasil. Com paisagens apaixonantes, que apresentam diferentes tonalidades nas quatro estações do ano. A região encanta também pela hospitalidade de seus moradores e pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos.  E, é neste cenário encantador que o Giordani Gastronomia Cultural está localizado.

Desde 2008.
 

Um antigo casarão de madeira, herança dos antepassados da família Giordani, foi o prédio inspirador da atual construção, localizada entre vales e parreirais.

A reconstrução teve início no ano de 2005, com a ideia inicial de sediar uma pousada, em formato de “pipa”. O formato mudou, mas a matéria-prima foi, justamente, a madeira de antigas pipas de uma vinícola da região.  Sem um projeto inicial, o proprietário conta que deu início à obra nas horas vagas, entre as safras das frutas produzidas em sua propriedade, contando apenas com entusiasmo e determinação.

 

Inaugurado em 2008, com aproximadamente 400 metros quadrados de área, o prédio dispõe de porão de pedra (Cantina Nono Béppi), salão principal (Casa Ottone), segundo piso com uma moradia da família e sótão. Os materiais da construção foram, basicamente, madeiras de pipa, na parte interna, aberturas e mesas e pedras no porão. O porão de pedras foi feito na estrutura da antiga construção e serviu de apoio para complementar o alicerce e dar o sustento ao prédio. A parte externa é revestida com madeira de jatobá, pelo fato de não dispor de madeiras de pipas com seis metros de altura.

 
Foram utilizados cerca de 10 barris de grande porte, que comportavam em média 115 a 130 mil litros de vinho cada. Aproximadamente sete metros cúbicos de pipas foram desdobradas e plainadas, de acordo com a espessura da madeira. Essas pipas, segundo o proprietário, foram utilizadas para a fabricação de vinho durante quase cinco décadas. A escolha do material para a construção se deu, primeiramente, pela possibilidade de resgate da cultura local e para complementar essa atmosfera de simplicidade e história.
A casa possui detalhes peculiares e apresenta características singelas, que representam a saga de um povo com dedicação integral ao sustendo da família e a manutenção dos costumes. Com o propósito de receber a turistas das mais variadas regiões do país e do mundo, oferece produtos típicos da região e prima pelo atendimento realizado pelos proprietários.

Vale dos Vinhedos - Via Trento 3671, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, 95711-000, Brasil  |  54 3453 6884